FALE CONOSCO




BLOG

Aprenda com nossos especialistas


Conheça os benefícios da utilização de vegetações nativas da sua região no paisagismo

Conheça os benefícios da utilização de vegetações nativas da sua região no paisagismo

Você já olhou para uma árvore e ficou curioso em saber sobre sua história?


Todas as árvores, assim como todas as outras vegetações, surgiram em algum lugar, e há uma grande chance de que as que você vê ao passear pela rua seja originada do seu estado. Elas são chamadas de vegetações nativas - espécies que são naturalmente encontradas na sua região e crescem lá há milhares de anos.


Existem boas razões pelas quais, da próxima vez que você plantar alguma árvore, arbusto ou flor, deva considerar plantar uma nativa da sua região. Abaixo, vamos explorar os prós e contras do plantio de árvores nativas.


 


COMO A IMPLANTAÇÃO DE VEGETAÇÕES NATIVAS AJUDA O MEIO AMBIENTE?


Quando você planta vegetações nativas da sua região, você ajuda a vida selvagem local a viver e prosperar. Animais como pássaros e borboletas procuram em plantas nativas um local para alimentação e abrigo. Quando essa vegetação não é encontrada por perto, essas populações podem diminuir rapidamente! Portanto dar continuidade a oferta de vegetação nativa é uma forma de apoiar nossos ecossistemas locais.


E COMO ESSAS ESPÉCIES NATIVAS PODEM NOS BENEFICIAR?


Plantar vegetações nativas não apenas beneficiam a vida selvagem com a qual compartilhamos o espaço, mas também podem nos ajudar. Veja como:


A falta de populações nativas de pássaros e insetos pode desbalancear o ecossistema local, fazendo com que exista um aumento drástico de outras espécies que não são bem-vindas. Como comentado anteriormente, muitos insetos, pássaros e animais dependem de árvores nativas para alimentação e abrigo. Quanto maior a disponibilidade de abrigo e alimento, maior o número de animais nativos da sua região - e consequentemente menor a quantidade de animais exóticos. Com isso, através da manutenção do ecossistema, as vegetações nativas não sofrem tanto com pragas quanto as espécies exóticas.
Além disso, se você vive em algum lugar com estações terrivelmente frias ou muito quentes, as vegetações nativas se adaptam bem ao clima local, o que significa que elas terão melhores chances de sobrevivência.


 


MAS AFINAL, EXISTE ALGUMA DESVANTAGEM RELACIONADA AO PLANTIO DE VEGETAÇÕES NATIVAS?


Não, não existe! Apenas ressaltamos atenção para dois fatores importantes para uma escolha ideal da espécie:


Para quem não conhece muito os fornecedores locais, às vezes é difícil encontrar mudas de espécies nativas da sua região. Nem todas as floriculturas e fazendas locais priorizam plantas nativas na sua produção.


Em segundo lugar, utilizar vegetações nativas nem sempre é uma estratégia infalível, por isso é preciso estudar as condições ideiais que estas plantas necessitam para se desenvolver, tais como tipo e profundidade do solo, tamanho do espaço, quantidade de luminosidade solar e posição geográfica. Só porque uma planta se originou na sua região, não significa que ela possa crescer no seu quintal. 


Dito isso, quando você planta vegetações tendo em mente suas necessidades específicas, como clima, espaço, e tipo do solo, você tem uma grande chance de cultivar um jardim saudável e feliz.


O Grupo Le Nôtre possui uma equipe técnica de engenheiros agronômos capacitados para lhe ajudar nesta escolha. Em nossos projetos paisagísticos damos prioridades para que ao mínimo 90% das espécies especificadas sejam de plantas nativas. 


SEU PROJETO PARA MUDAR O MUNDO, este é o nosso slogan  para que tenhamos mais qualidade de vida no nosso planeta.

GALERIA DE IMAGENS





Compartilhe



VOLTAR



















Ficou interessado
em nossos projetos?

Cadastre suas informações que em breve entraremos em contato.