BLOG

Fique por dentro das últimas novidades



Irrigação de Horta com água da chuva

Irrigação de Horta com água da chuva
19 de Fevereiro de 2020   |   Paisagismo | Meio Ambiente | Jardins Inteligentes | Irrigação

Você provavelmente já sabe que é possível cultivar uma horta doméstica de maneira sustentável, utilizando a água da chuva e assim evitando o desperdício de água tratada (além de diminuir também a conta de água no final do mês). Mas se você achava que isso só era possível a partir de um planejamento prévio da casa, com utilização de grandes cisternas pluviais e uma rede hidráulica complexa, você está perdendo seu tempo (e o seu dinheiro)!



É claro que o ideal, do ponto de vista do custo benefício e praticidade, é que essa utilização da água da chuva para fins como o paisagismo já esteja prevista lá na concepção do projeto arquitetônico e civil. Mas nós sabemos que isso as vezes não é possível, seja porque você comprou/alugou um imóvel pronto, ou porque não recebeu essa orientação profissional antes (como fazemos com todos os nossos clientes que nos contratam na etapa inicial da obra). Por isso nós oferecemos uma alternativa possível para a irrigação automática da horta: cisternas externas! Elas são super práticas, funcionais e fáceis de camuflar com vegetação ou elementos arquitetônicos (caso não queira deixá-la aparente). Essa foi a solução que oferecemos para nossa cliente.


Cansada de investir tanto tempo regando sua horta com a utilização de mangueira, nossa cliente entrou em contato conosco buscando uma solução para irrigação automática da sua horta.


Nossa equipe técnica compareceu então ao local, registrando por meio de fotografias e medições, os fatores relevantes para a implantação da irrigação. Iniciou-se então um brainstorming pela melhor solução para a irrigação da horta. Como conclusão, optamos pela utilização de microaspersores em hastes flexíveis de borracha para fazer uma cobertura completa da horta através da irrigação. Além disso, durante a vistoria, nossos técnicos verificaram que havia uma descida vinda do telhado da casa via calha ligada diretamente para o sistema pluvial, um desperdício de água da chuva! Aí entrou o olhar sustentável e pró-solução dos nossos colaboradores... porque não captar essa água da chuva e utilizar na própria irrigação?


 Em função da falta de planejamento prévio para esse sistema, não tínhamos disponível as esperas para caixas d'água. A solução então seria incluir novas cisternas externas, que se camuflam quase que por completo por trás da vegetação do lindo jardim já implantado.



Para a escolha das cisternas, foram feitos alguns cálculos afim de descobrir quantos litros de água seriam necessários por dia para implementar uma irrigação inteligente da horta. Além disso, fizemos também a verificação da média de chuva para a cidade de Florianópolis, levando-se em conta o tamanho das hortas, número de microaspersores e quantidade de rega necessária para cada tipo de muda de hortaliça e tempero. Para esse projeto, nossos cálculos demonstraram que um volume de 2.000L seria o suficiente para manter a horta irrigada com água da chuva praticamente em tempo integral. Já para os meses que temos pouca chuva, foi instalada uma entrada de água da rua na cisterna em um nível baixíssimo, somente o suficiente para manter o sistema sempre funcionando.


Para o controle dos novos setores do sistema de irrigação da horta, utilizamos o mesmo controlador que já haviamos instalado para nossa cliente, a alguns anos atrás para a irrigação da parede verde via gotejamento - utilizando agora ao máximo a capacidade de setores do controlador. Adicionamos também um sensor de chuva para o sistema, para que a irrigação só seja ativada em dias realmente secos.


O resultado foi incrível, a horta mudou drasticamente de pequenas mudas para plantas completamente formadas e frutificando intensamente. O resultado foi tão gratificante que tivemos pelas próprias palavras da cliente: "Não damos mais conta de consumir tudo o que produzimos!".


Sorte dos vizinhos e amigos, que também aproveitam as hortaliças e temperos completamente orgânicos, cultivados na horta de casa com utilização de água da chuva e sem nenhum agrotóxico!



 



Compartilhe



VOLTAR



















Ficou interessado
em nossos projetos?

Cadastre suas informações que em breve entraremos em contato.