FALE CONOSCO




BLOG

Aprenda com nossos especialistas


LAGOS ORNAMENTAIS NO PAISAGISMO - TÉCNICAS E APLICAÇÕES

LAGOS ORNAMENTAIS NO PAISAGISMO - TÉCNICAS E APLICAÇÕES

Lagos Ornamentais - técnicas e aplicações


Em tempos modernos, onde a velocidade de comunicação é capaz de surpreender com sua eficiência e rapidez, milhares de pessoas vem buscando, cada vez mais, dedicar seus recursos a momentos de lazer em conjunto a natureza, cuja habilidade de encantar e relaxar é incontestável.


Acompanhando esta crescente onda de interesse da população, o Grupo Le Notre tem desenvolvido  projetos e técnicas voltadas ao paisagismo também têm se aprimorado bastante ao longo das últimas décadas. Uma destas técnicas aperfeiçoadas foi a adição do elemento água nos jardins e áreas de lazer, sendo muito requisitada em projetos atuais através de lagos com foco no naturalismo urbano. Sua presença nos ambientes planejados trazem mais vida ao paisagismo e devolvem a contemplação que é inerente a natureza do ser humano.


Porém, apesar de parecer bastante simples, estes lagos exigem elevado grau conhecimento acerca dos ciclos biológicos encontrados tanto dentro quanto fora da água. É por isso que sistemas sofisticados de construção e filtragem da água são necessários e indispensáveis ao habitat para o sucesso do investimento hídrico.


O ciclo do nitrogênio no meio aquático é um dos fatores limitantes para o êxito e manutenção do projeto.  Sua importância se deve ao fato de a qualidade da água e a saúde dos peixes estarem diretamente ligada a esse processo.


Dentro de um grande, e complexo sistema de relações entre: os nutrientes disponíveis, microfauna, macrofauna e flora em lagos ornamentais, encontramos a grande produção de amônia pelos peixes, substância extremamente nociva para os mesmos, juntamente com a deposição de matéria orgânica vegetal oriunda da vegetação ao seu redor.


Em meio a natureza, o ciclo do nitrogênio se inicia com a produção da amônia, que é naturalmente processada e transformada primeiramente em nitrito (NO2), com a ajuda das bactérias do gênero Nitrossomonas. Em seguida, com ajuda das bactérias do gênero Nitrobacter, o nitrito é transformado em nitrato (NO3). Realizado todo este processo, o nitrato se encontra prontamente disponível para as plantas como fonte de nitrogênio, sejam estas totalmente aquáticas, semiaquáticas ou até terrestres, e assim se reinicia o processo de produção de massa vegetal, a qual em um futuro próximo irá entrar no ciclo novamente.


Nos lagos ornamentais, este processo não é diferente! As bactérias nitrificantes também podem ser encontradas neste ambiente projetado e possuem papel importantíssimo para a manutenção da transparência da água.


Juntamente às bactérias, uma série de fatores ambientais e biológicos também são necessários para que permita o perfeito funcionamento e ciclagem dos nutrientes internos. Dentre estes diversos fatores, podemos listar alguns abaixo:


·        Quantidade de peixes vivendo no lago


·        Quais e quantas espécies vegetais usar dentro e fora do lago


·        Concentração da colônia de bactérias nitrificantes


·        Profundidade do lago


·        Alimentação adequada


·        Filtragem biológica


·        Controle das algas


 


Quando alguma das transformação, seja amônia-nitrito ou nitrito-nitrato, é sobrecarregada ou não ocorre como o esperado, o habitat aquático começa a demonstrar problemas e sinais visuais. Tome muita atenção e controle sempre os níveis de amônia, nitrito e nitrato no seu lago ornamental, pois o excesso destas substâncias nitrogenadas podem levar o seu projeto a um completo colapso!


Fique por dentro! Recentemente a nature internacional journal of science, renomada revista científica britânica publicou um estudo acerca de uma bactéria nunca antes estudada. Segundo o artigo, as então bactérias do gênero Nitrospira seriam capaz de realizar todo o processo de nitrificação sozinhas, que vai desde a amônia até o nitrato. Porém, relatou-se necessidade de mais estudos em cima dos processos realizados pelas bactérias com o objetivo de total e minucioso conhecimento acerca dos procedimentos envolvidos.


 


Referencias


CAIO BIANCO. Cubos. O ciclo do nitrogênio é o primeiro passo para se tornar um laguista de verdade. Disponível em: <https://blog.cubos.com.br/o-ciclo-do-nitrogenio/>. Acesso em: 21 ago. 2017.


VAN KESSEL, Maartje A. H. J. et al. Complete nitrification by a single microorganism. Nature, p.555-559, set. 2015.


 


Citação com autor incluído no texto: Caio Bianco (2017)


Citação com autor não incluído no texto: (CAIO BIANCO, 2017)


 


Citação com autor incluído no texto: van Kessel et al. (2015)


Citação com autor não incluído no texto: (VAN KESSEL et al., 2015)


 

GALERIA DE IMAGENS





Compartilhe



VOLTAR



















Ficou interessado
em nossos projetos?

Cadastre suas informações que em breve entraremos em contato.