FALE CONOSCO




BLOG

Fique por dentro das últimas novidades



Minhocário - O que é e como utilizar

Minhocário - O que é e como utilizar
20 de Setembro de 2020   |   Paisagismo | Meio Ambiente | Ecologia | Jardins Inteligentes

Com aumento crescente da população e também do consumo de maneira geral, vem crescendo junto a preocupação com as questões ambientais. Afinal, todo o lixo que produzimos tem um destino final, e se não for destinado corretamente, vai se tornar um potencial agente poluidor para a degradação dos ambientes naturais do nosso planeta.



Segundo dados do Plano Nacional dos Resíduos Sólidos, aproximadamente 50% dos resíduos sólidos gerados no Brasil são correspondentes a fração orgânica. Ou seja, metade de tudo que destinamos ao aterro sanitário é restos de alimentos, podas de vegetais dos jardins e entre outros. Essa problemática já vem sendo debatida a algumas décadas, visando sempre diminuir cada vez mais os impactos gerados com essa poluição, como contaminação do lençol freático, aumento da emissão de gases poluentes a atmosfera e afins.



Alternativas práticas vindo em frente


Como solução para este problema, vem crescendo cada vez mais a prática de compostagem para estes resíduos. A compostagem apresenta diversas técnicas, onde a criatividade de cada um pode fazer a diferença. Dentro desta ampla diversidade, temos a vermicompostagem. Essa técnica se baseia no uso de minhocas dentro de recipientes para a degradação dos resíduos orgânicos. Esses recipientes são conhecidos popularmente como minhocários e são ideais para se utilizar em residências, onde origina-se resíduos em menor escala, quando comparado a grandes geradores, como restaurantes, hotéis, centros empresariais e entre outros.



 Como funciona o minhocário


Os minhocários normalmente são formados por três partes, onde uma se posiciona sobre a outra. A parte inferior chama-se caixa coletora, que é para onde escorre a parte líquida do seu biofertilizante, armazenando um adubo que pode ser usado para regar suas plantas. Mas é preciso atenção, antes de regar é necessário diluir em água na relação 10:1. Isso se faz necessário devido à alta concentração do biofertilizante, que se aplicado de forma incorreta pode acarretar em uma toxidez em suas plantas.


Nos dois recipientes acima encontram-se as caixas decompositoras, que é onde as minhocas ficam localizadas. É recomendado fazer o uso de duas caixas, pois assim consegue-se alternar o uso entre elas, tendo uma em repouso após encher seu volume máximo, e outra em atividade total.
Tendo isso em mente você já pode começar compostar seus resíduos! Será necessário adquirir uma matriz de minhocas, que dependendo do seu volume de resíduos, pode-se começar com um número a partir de 50 animais.


Lembre-se que também será necessário utilizar matéria seca, afim de cobrir o alimento, tornando o microclima ideal para as minhocas e também evitando a chegada de insetos vetores. A matéria seca pode ser restos de poda de seu jardim ou serragem encontrada facilmente em madeireiras. Deve-se usar sempre o dobro do volume de restos de alimento que você colocar no minhocário.



Limitações do minhocário


Os minhocários possuem algumas limitações, não sendo recomendado colocar alimentos ácidos, excessivamente salgados, e até mesmo carne. Além disso, deve-se evitar posicionar o minhocário em ambientes muito quentes e com exposição à radiação solar direta. Esses cuidados são necessários devido à alta sensibilidade que as minhocas possuem, onde desidratam e secam facilmente em situações como essas.



Benefícios de seu uso


No entanto, os minhocários são uma excelente alternativa para você contribuir para diminuir os índices de poluição do nosso ambiente. Além disso, você também terá como produto final um adubo orgânico de excelente qualidade para ajudar a manter suas plantas sadias e também produzir alimentos orgânicos saudáveis para seu consumo!
Ficou interessado? Entre em contato com a nossa equipe para adquirir seu minhocário e ter assessoria técnica na condução do processo para alcançar os melhores resultados!

GALERIA DE IMAGENS





Compartilhe



VOLTAR



















Ficou interessado
em nossos projetos?

Cadastre suas informações que em breve entraremos em contato.