FALE CONOSCO




BLOG

Fique por dentro das últimas novidades



Como iluminar o paisagismo da sua residência com 7 tipos diferentes de luminárias

Como iluminar o paisagismo da sua residência com 7 tipos diferentes de luminárias
02 de Agosto de 2020   |   Paisagismo | Arquitetura

COMO ILUMINAR O PAISAGISM ODA SUA RESIDÊNCIA COM 7 TIPOS DIFERENTES DE LUMINÁRIAS


Você deseja melhorar a iluminação na parte externa da sua casa? Se você está procurando idéias de iluminação para paisagismo, temos um guia cheio de inspiração aqui!


Quantas vezes você se afasta de sua casa e admira seu paisagismo?


Talvez você tenha se esforçado bastante para investir em algumas árvores incríveis ou adicionado alguns recursos arquitetônicos impressionantes. Você pode até ter criado um jardim completo com caminhos sinuosos e um lago no seu quintal. Já sabemos que um paisagismo profissional agrega um enorme valor a sua casa. Então, por que não exibi-lo durante a noite também?


Chame a atenção para os recursos arquitetônicos da sua casa e destaque plantas e árvores exclusivas à noite com a iluminação paisagística.


Mas afinal, onde e quando usar a iluminação no paisagismo?


Existe uma iluminação estressante, que incomoda e ofusca. Geralmente isso acontece quando temos luz excessiva direcionada para o seu ponto focal no espaço. E claro, você não quer que seu quintal pareça um estádio de futebol. Então, como você decide o que deixar no escuro e o que iluminar?


Primeiro, você precisa identificar o que mais gosta no seu quintal. Talvez sejam algumas árvores de formato exclusivo, a piscina, um pequeno lago com uma cascata, uma obra de arte, etc.


Em seguida, considere as áreas que não se destacam tanto durante o dia. Por exemplo, um simples muro de pedra pode se tornar uma atração especial à noite, quando iluminado de maneira a acentuar as sombras.


Finalmente, pense na função. Se você tiver escadas ou caminhos a serem percorridos à noite, eles precisarão de iluminação para garantir a segurança dos moradores e convidados.


E isso não é preciso dizer - mas sua entrada sempre deve estar bem iluminada. Isso não apenas permite uma entrada segura em sua casa, mas também deixa sua casa mais atrativa.


Felizmente, existem muitos tipos diferentes de luzes que os paisagistas profissionais usam em seus projetos para obter maior efeito e impacto. Aqui estão alguns:


1. Luminárias de iluminação geral


 


Obviamente, você deseja criar uma rota segura para sua família e convidados à noite. No entanto, não se esqueça dos recursos arquitetônicos ao longo do caminho. As luzes de caminho e de área são usadas para destacar detalhes arquitetônicos, fornecendo iluminação em caminhos, degraus ou escadas escuras.


Tipos específicos de luminárias como spots, cordões de luz e alguns tipos de postes também podem ser usados ​​para iluminar espaços de entretenimento, como cozinhas ao ar livre ou decks.


Os profissionais de iluminação paisagística recomendam luminárias robustas e fabricadas com materiais resistentes à corrosão, como aquelas com acabamentos revestidos a pó que resistem aos elementos. As luzes LED de caminho também são altamente sugeridas, pois mantêm os custos baixos com o consumo reduzido de energia e não esquentam como as lâmpadas de caminho mais tradicionais.


2. Espeto de LED
 



Esse tipo de luminária é uma das mais comuns, muito utilizada na iluminação do paisagismo de diversas residências.


Pode ser utilizada para realçar o contorno de árvores de pequeno porte, em geral até 4 metros de altura. Outra utilização desse tipo de luminária é para realçar partes específicas da arquitetura da casa, como fontes e estátuas.
Pode ser utilizada também em quantidades maiores para fazer uma iluminação indireta, ao refletir em vegetaçoes de fechamento lateral por exemplo.


Existem diversos tipos de espeto, com diversas potências. No entanto, busque sempre luminárias com índice de proteção IP67, que são resistentes a submersão por até 30 minutos.


3. Holofotes ou refletores




A distinção entre um holofote e um refletor se resume ao angulo de abertura do feixe de luz. Como o nome sugere, os holofotes projetam um feixe de luz concentrado e estreito. Eles são fáceis de ajustar e são usados ​​para destacar áreas de interesse específicas, como colunas na varanda, beirais ou detalhes arquitetônicos.


Os holofotes podem criar efeitos dramáticos, porém positivos, ou transmitir um humor mais sutil através da iluminação e são perfeitos para iluminar objetos ou áreas específicas.


Os refletores, por outro lado, têm um feixe mais amplo de até 120 graus para "lavar" a luz em uma área. Eles tendem a ser mais funcionais e proporcionam segurança a áreas como calçadas e estacionamentos. Eles geralmente são sensíveis ao movimento e desligam quando não são mais necessários.


4. Embutidos


Se você procura drama e atmosfera em sua iluminação paisagística, as luzes no solo aumentam a visibilidade dos recursos em seu quintal. O uso do efeito vertical de uma luz no solo pode iluminar uma árvore inteira ou uma estrutura grande no seu quintal.


Ao mesmo tempo, essa forma de iluminação pode ser usada para destacar recursos menos óbvios que podem passar facilmente despercebidos. Misturar a luz do solo com os holofotes pode adicionar um efeito extra dramático - embora funcione bem por si só.


Uma das vantagens das luzes embutidas no chão é que você não precisa pensar em como a luminária real aparecerá no seu quintal - pois está abaixo do solo.


5. Fitas LED


 



As fitas LED são mais recentes no mercado. Trata-se de acessórios duráveis e resistentes a água (resistente não significa submersível, ok?!) ​​que podem ser facilmente ocultadas em itens como corrimão, balcões de cozinha ao ar livre, assentos de banco, colunas e bordas de janelas.


Se o seu quintal for pesado, os designers profissionais de iluminação paisagística geralmente sugerem o método de "grazing". Isso envolve colocar a luz perto de uma superfície plana e, em seguida, apontar a luz diretamente para cima ou para baixo para criar um efeito dramático com as sombras.


A idéia é tirar proveito das texturas dos detalhes arquitetônicos. Portanto, se o seu quintal tem muitos padrões regulares ou irregulares, você está com sorte.


6. Balizadores


Se você possui caminhos sinuosos, sua melhor escolha são balizadores para iluminação. Esses são ideais para iluminar calçadas e longos trechos de espaço que se perdem no escuro.


Projetos luminotécnicos que incluem balizadores são cruciais. Para evitar o efeito da pista de avião, muitos projetistas colocam luminárias nos dois lados do caminho ou na entrada de automóveis em um padrão de vaivém. Isso cria um efeito agradável também.


7. Luminárias submersíveis


As luzes submersas são essencialmente holofotes destinados à operação subaquática.


Essas luminárias podem ser completamente submersas na água para destacar recursos específicos da água ao ar livre, como piscinas, lagos, fontes, cachoeiras, formações rochosas ou plantas aquáticas.


Ao instalar sistemas de iluminação submersíveis, os profissionais podem recomendar luzes LED com baixo consumo de energia. Eles são mais robustos do que as lâmpadas de tungstênio tradicionais, oferecendo um nível comparável de energia em uma fração da potência.


ILUMINE SEU PAISAGISMO!

Aproveite ao máximo seu investimento. Mostre seu quintal dia e noite com iluminação paisagística. 


Entre em contato conosco hoje mesmo para falar com um de nossos especialistas em iluminação paisagística, que o aconselhará sobre as melhores maneiras de iluminar suas noites e fazer seu quintal brilhar.

GALERIA DE IMAGENS





Compartilhe



VOLTAR



















Ficou interessado
em nossos projetos?

Cadastre suas informações que em breve entraremos em contato.