Como saber se meu gramado está saudável
O outono está chegando e, em breve, o inverno também estará presente. Proprietários de imóveis de alto padrão estarão avaliando seus gramados para se destacarem na vizinhança. Nós do Grupo Le Nôtre, com mais de vinte e cinco anos de experiência no cuidado de jardins e gramados, reunimos algumas dicas para ajudar você a cuidar de seus gramados.
Um gramado saudável reflete todo o cuidado que você tem com o seu jardim, e para isso é importante saber identificar problemas precocemente. As doenças mais comuns de gramado incluem desidratação, invasão de insetos e pragas, ervas daninhas, solo compactado e redução do gramado. É importante ficar atento a esses sinais para eliminar os problemas antes que se tornem grandes e caros.
A rega é o fator mais importante para manter um gramado saudável. Um gramado bem regado já está meio caminho andado para se manter sempre saudável e longe de pragas. Recomenda-se a elaboração de um projeto de irrigação automática com aspersores e rotores bem posicionados. No entanto, é importante não regar demais, pois a água em excesso pode ser tão prejudicial quanto pouca água.
Outra prática importante é a aeração, que consiste em perfurar o solo ou remover pequenos pontos de grama para permitir que o ar, a água e os nutrientes penetrem e cheguem nas raízes. A aeração é ainda mais relevante em solos compactados, como os presentes em áreas de acesso, de passagem e campos esportivos.
Por fim, a fertilização também é fundamental para manter um gramado saudável. O protocolo de fertilizante deve ser atendido para atender às necessidades exclusivas do gramado. Se a grama apresentar manchas brancas, pode ser necessário utilizar um agente fertilizante com alto teor de fósforo, pois esse mineral estimula o desenvolvimento de mudas e raízes.
Com essas dicas, você pode cuidar de seus gramados e garantir que estejam sempre saudáveis e bonitos. É importante contar com profissionais especializados, como os nossos, para obter um suporte adicional na manutenção e cuidado do gramado.
Compartilhe