FALE CONOSCO




BLOG

Fique por dentro das últimas novidades



NUTRIÇÃO VEGETAL POR FERTI-IRRIGAÇÃO

NUTRIÇÃO VEGETAL POR FERTI-IRRIGAÇÃO
11 de Agosto de 2022   |   Paisagismo | Ecologia | Jardins Inteligentes | Irrigação

A fertirrigação é uma técnica que consiste na aplicação de fertilizantes juntamente com a irrigação, e promove muitos benefícios tanto às plantas, pois acelera o ciclo dos nutrientes, como também ao proprietário do jardim, pois ajuda a economizar tempo e dinheiro. Além disso, após a implantação do projeto, a fertirrigação possui um custo relativamente baixo se comparado aos manejos de uma adubação convencional e ainda aproveita a boa oferta de fertilizantes solúveis disponíveis no mercado.



A fertirrigação pode ser feita utilizando os sistemas de irrigação por gotejamento e aspersão. O sistema de irrigação por gotejamento é considerado o mais eficiente para a prática da fertirrigação, uma vez que os nutrientes são aplicados de forma direta no solo, fazendo com que a absorção seja diretamente nas raízes.


 Com os fertilizantes em forma líquida, esses nutrientes chegam rapidamente até às raízes, carregados pela água, sendo absorvidos pelas plantas em quantidade ideal ao seu crescimento e desenvolvimento fisiológico. Além disso, é possível também corrigir falhas nutricionais com muito mais eficácia.



O planeta também é um dos grandes contemplados pelos benefícios dessa prática, tendo em vista o uso calculado e racional da água que contribui com a conservação da natureza.



O solo também é beneficiado, pois com a fertirrigação, a aplicação de grandes doses de nutrientes no solo é reduzida. Isso, consequentemente, melhora a sua qualidade, pois evita mudanças bruscas do pH, responsáveis pelo picos de alcalinidade ou de acidez do solo.


O Grupo Le Nôtre projeta sistemas de irrigação inteligentes e sustentáveis, com plano de nutrição vegetal através da ferti-irrigação.




BENEFÍCIOS:



Maior controle dos nutrientes
A fertirrigação é conhecida por ser uma técnica de manejo de irrigação mais racional, em que os nutrientes são aplicados conforme a necessidade do solo. Os nutrientes mais utilizados são: o potássio, o nitrogênio e o fósforo. As aplicações são menores, mas mais frequentes, acompanhando todo o ciclo de crescimento das plantas, assim é possível economizar no uso de mão de obra para a aplicação de adubos – o sistema é auto suficiente;



Diminuição das perdas por lixiviação
Um dos principais benefícios da fertirrigação é a diminuição da perda de nutrientes, geralmente causada pela lixiviação, em que o solo acaba tornando-se, muitas vezes, infértil. Em casos de regiões muito chuvosas, em que há uma perda maior de sais minerais, a fertirrigação torna-se uma importante aliada na manutenção dos nutrientes, proporcionando economia e eficiência no uso de fertilizantes: por serem solúveis, são absorvidos mais rapidamente pelas raízes;



Menores custos na manutenção dos jardins
Não é necessário a utilização de mão de obra com o maquinário, o que resulta em menores custos, caso já exista um sistema de irrigação previamente instalado, o investimento será menor ainda. Isso ajuda a diminuir a compactação do solo e evitar danos físicos ao jardim;



Aumento da produtividade e também da qualidade de vida da vegetação;


Recuperação mais eficiente de nutrientes das plantas;


Há mais flexibilidade na determinação do período em que deverá ocorrer a aplicação dos mais variados fertilizantes;


Melhoria no controle fitossanitário.



Em resumo, podemos concluir que a fertirrigação é uma técnica que vem revolucionando a nutrição planejada dos jardins. É muito importante ressaltar que a técnica de fertirrigação precisa de acompanhamento e avaliação constantes por profissionais capacitados e especializados para evitar que o paisagismo seja prejudicado.


 

GALERIA DE IMAGENS





Compartilhe



VOLTAR



















Ficou interessado
em nossos projetos?

Cadastre suas informações que em breve entraremos em contato.