FALE CONOSCO




BLOG

Fique por dentro das últimas novidades



Paisagismo de interiores e sua importância para a saúde

Paisagismo de interiores e sua importância para a saúde
03 de Abril de 2020   |   Paisagismo | Meio Ambiente | Jardins Inteligentes | Arquitetura

A poluição ambiental interna, que ocorre em ambientes fechados, é frequentemente subestimada. Porém é preciso ficar atento à ela, principalmente em tempos de home office e quarentena, já que ela representa uma ameaça à saúde humana. Com menos trocas de ar, substâncias nocivas ao corpo podem se concentrar no ar que respiramos dentro de casa ou em qualquer outro ambiente fechado, proporcionando uma atmosfera bastante insalubre para nós. Mas não se desespere, as plantas podem ajudar! Iremos mostrar aqui como um paisagismo de interiores pode purificar o ar e ser de extrema importância para sua saúde e bem estar.



Em primeiro lugar, como se sabe, as plantas absorvem o dióxido de carbono e liberam oxigênio por fotossíntese. Mas além disso, elas também possuem a capacidade de aumentar a umidade do ambiente, através do vapor de água que transpira por meio dos poros microscópicos das folhas. Em troca, esses poros podem eventualmente “capturar” para si os poluentes que são prejudiciais para a nossa saúde. Esta incrível propriedade das plantas, no entanto, é ainda pouco explorada.


 


A fitorremediação, isto é, a capacidade das plantas em remover poluentes do ar (tal como também para remediar solos poluídos), ocorre através de mecanismos fisiológicos de absorção. De maneira simplificada, se tivermos adsorção, as substâncias químicas do ar são transferidas a superfícies, ou seja, se acumulam apenas na planta. Enquanto que, com a absorção, o acúmulo ocorre nas áreas de contato entre o ar e a planta. Há portanto, uma “camada de ar-planta”, onde os produtos químicos transferidos – os poluentes – permanecem “presos”. Esses mecanismos são realmente muito complexos e não podem ser ainda totalmente compreendidos. A exemplo disso temos o estudo publicado por um grupo de pesquisadores italianos do Istituto per la Protezione Sostenibile delle Piante del Consiglio Nazionale Ricerche (CNR-IPSP). O estudo não é um trabalho de pesquisa propriamente dito, mas uma revisão sobre o estado atual do conhecimento sobre o assunto, que é surpreendentemente pouco abordado pela comunidade científica. Tais estudos podem mostrar como “otimizar o uso de plantas dentro de casa ou escritórios, ou estimar o número de plantas para reduzir metro quadrado de poluição do ar necessário em um certo nível”. No entanto poucas pesquisas, de fato, trataram de quantificar os efeitos de diferentes espécies de plantas na qualidade do ar interno. Os pesquisadores argumentam que uma combinação dessas propriedades das plantas, unidas com tecnologias de ponta para limpeza do ar e sensores inteligentes, podem melhorar a qualidade de vida em ambientes internos. Portanto podemos - e devemos - integrar essa prática de vegetação interna em nossos ambientes!



Muitas pessoas possuem plantas em casa por motivo quase que exclusivamente estético. Os mecanismos de remoção de poluentes, em suma, quase nunca são levados em consideração quando se decide por colocar uma planta em ambiente interno.


Por isso, nós do Grupo Le Nôtre, sempre que possível, incluímos vegetações naturais nos ambientes internos e de grande permanência - como salas de estar, quartos e escritórios. Através de nossa capacidade técnica conseguimos ajudar o cliente na escolha da vegetação ideal para cada espaço e situação de uso.  Alguns exemplos de vegetação que atuam na redução da poluição e que você pode usar e abusar na sua casa ou escritório são: Planta jade (Crassula argentea), Clorofito (Chlorophytum comosum), Estrela Escarlate (Guzmania lingulata), e Pau d’água (Dracaena fragrans). Mas é claro, existem muitas outras opções.


                                                                                        


 



 


Trouxemos como exemplo para vocês, um dos trabalhos feitos na Statkraft - empresa global, líder em energia hidrelétrica internacional e a maior geradora de energia renovável da Europa. Com mais de 200 funcionários em um mesmo escritório, o projeto foi um grande desafio para nossos arquitetos e engenheiros agrônomos. Buscamos um objetivo muito além de simplesmente trazer a beleza do verde a um ambiente interno, que geralmente é muito veloz e caótico devido ao grande número de colaboradores trabalhando junto e as dezenas de dificuldades encontradas por todos. Após profunda análise de diversas espécies por nosso corpo técnico, encontramos uma mescla de plantas que são extremamente resistentes a ambientes internos e que também proporcionam um ambiente mais agradável e saudável para os colaboradores que ali trabalham. A idéia fundamental foi incluir em um escritório de cerca de 3000 m², completamente fechado na maior parte do tempo dependente do funcionamento do ar condicionado, plantas que ajudam muito na purificação do ambiente. Algumas das vegetações incluídas nesse projeto foram: Lírio da paz, Jibóia Verde, Antúrio, Zamioculca, entre outras.



Portanto, a próxima vez que for reformar sua decoração interna de casa ou do escritório, lembre-se de considerar a saúde ambiental do local onde você costuma permanecer! 


 

GALERIA DE IMAGENS





Compartilhe



VOLTAR



















Ficou interessado
em nossos projetos?

Cadastre suas informações que em breve entraremos em contato.