FALE CONOSCO




BLOG

Fique por dentro das últimas novidades



Paredes vegetadas: como escolher a sua

Paredes vegetadas: como escolher a sua
13 de Maio de 2020   |   Paisagismo | Jardins Inteligentes | Irrigação | Arquitetura

OS DIFERENTES TIPOS DE PAREDES VEGETADAS



Quer muito um jardim mas falta espaço no ambiente? Ou quer dar aquela valorizada na fachada? Experimente conhecer um pouco mais dos diferentes tipos de paredes verdes! Existem diversas formas de aplicação para as mais distintas necessidades e gostos, para pequenos e amplos espaços. Tendência nos últimos anos e com certeza nos próximos, existem diferentes tipos de parede verdes: as com vegetação natural, que necessitam de maior infraestrutura, como pontos de água e ralo; as de vegetação preservada, não tão conhecidas em função do alto valor mas também uma opção belissíma para o seu espaço; e as de vegetação artificial, bastante utilizadas em ambientes internos com pouca luminosidade. Vem com a gente que a gente te ajuda a escolher o melhor sistema para seu projeto!


 


 


VEGETAÇÃO NATURAL


Por utilizar plantas naturais, esse sistema é o que traz mais benefícios para a nossa saúde. Além de auxiliar a manutenção do ar mais puro e saudável, pois retém impurezas e poluentes que estão na atmosfera, atua também na diminuição do estresse.


Quando aplicadas em fachadas, as paredes verdes naturais tem uma importante contribuição na eficiência energética do edifício ou casa. A vegetação impede que os raios solares cheguem diretamente na parede e a esquente, deixando o ambiente interno mais ameno, e ainda protege a fachada de outras intempéries como o vento e a chuva. Além disso, as paredes verdes naturais mais espessas, feitas com calhas de cerâmica preenchidas com substrato, atuam bem como isolamento acústico.


Um fator relacionado que vem se tornando tendência nas nossas cidades e que anda contribuindo com a aderência das paredes verdes, é o estímulo oferecido por planos diretores que consideram os jardins verticais como formas de compensação ambiental, reconhecendo o valor destes para a saúde pública.


A beleza proporcionada pela vegetação natural, com toda a sua vitalidade, é incomparável, seja com as versáteis samambaias com sua folhagem pendendo da parede ou com as lindas orquídeas pontuando o verde com o colorido das suas flores. Existe uma ampla gama de vegetações a sua disposição! 


 




Existe ainda outra opção de parede verde com vegetação natural que apresenta um custo mais econômico do que as tradicionais - utilizando trepadeiras. Através de treliçados fixados na parede, que podem ser de nylon, aço, arame, entre outros materiais, as trepadeiras se agarram e se desenvolvem, tomando conta de toda a fachada.


 



 


Ao longo dos anos, nós do Grupo Le Nôtre já desenvolvemos diversos projetos de paredes verdes (confira aqui), verificando na prática o melhor sistema construtivo.


Apesar de lindas e modernas, essas paredes podem causar problemas se mal construídas ou se não tiverem a devida manutenção. Depois de uma vasta gama de experiência, concluímos que atualmente o sistema desenvolvido pela Green Wall Ceramic, combinado com os mecanismos de irrigação automática, é o sistema que apresenta o melhor custo benefício ao longo dos anos. Vamos explicar o porque...


Uma das principais vantagens desse sistema é que ele é feito em linhas horizontais de plantio, com independência entre elas. Na prática isso faz com que a parede fique mais uniformemente irrigada, visto que um eventual excesso de água não escorre de uma linha para outra, o que pode resultar no acúmulo de água na região inferior da parede.


A calha desenvolvida pela Green Wall Ceramic, preenchida com substrato, permite ainda um maior enraizamento das plantas, refletindo em uma maior vitalidade. Isso possibilita também uma reserva de nutrientes e umidade caso ocorra alguma pane no sistema de irrigação. 


Como podemos observar, a água é fundamental para o desenvolvimento da vegetação. Por isso consideramos de extrema importância  um sistema de irrigação automatizado, que resulta em maior responsabilidade no uso da água e o pleno crescimento da vegetação da parede - além de economizar MUITO o trabalho que você teria com a rega da vegetação.


Além de todo o cuidado com o bom desenvolvimento da vegetação, uma das nossas preocupações é sempre fornecer aos nossos clientes um sistema que ele próprio consiga manter ao longo dos anos, sem criar dependência de uma empresa específica. Portanto, a manutenção das paredes verdes projetadas por nós pode ser feito, não só pelo Grupo Le Nôtre, mas por outras empresas de paisagismo - ou então pelo próprio cliente se ele desejar.


 


 


 


VEGETAÇÃO PRESERVADA


Outra alternativa para trazer o verde para dentro de casa é fazer uma parede verde com vegetação preservada. Apesar de natural, as plantas preservadas dispensam irrigação e maiores cuidados com a manutenção. E ainda são imunes ao ataque de pragas.


Para o desenvolvimento da vegetação preservada são usadas espécies naturais de diversos tamanhos, que passam por um processo de conservação a qual mantém folhagem, textura e integridade das plantas, resultando num aspecto extremamente natural apesar de mortas. E é com esse aspecto inicial que elas ficarão por muito tempo, desde que longe do sol e com algumas pinceladas com o espanador. 


 


PROJETO NÃO AUTORAL
Dentre as diversas vegetações preservadas, existe o musgo moss preservado, que chama a atenção pelo seu aspecto singular. Esse musgo apresenta o mesmo processo de conservação das demais, dispensando também qualquer tipo de irrigação. Oriundo de regiões frias do planeta como a Península Escandinava, o Norte da Ásia, a América do Norte e a Groenlândia, após serem colhidos a mão, passam pela preservação e, por último, pelo tingimento, o que mais chama atenção nesse tipo de parede verde. Se você quiser brincar e ousar um pouco, existem ainda outras opções de cores além do verde, como laranja, azul, entre outras.


Uma parede verde de vegetação preservada é ideal para aqueles que não dispensam toda a beleza e elegância das plantas naturais, mas que não tem muita disponibilidade para cuidar de um ser vivo.



VEGETAÇÃO ARTIFICIAL


Alguns ambientes infelizmente não são propícios para paredes verdes naturais. Mas nem por isso é preciso ficar sem o verde das plantas! A melhor alternativa para essa situação é o uso de vegetação artificial, que atualmente apresenta bastante diversidade de espécies para composições originais e se moldam a qualquer formato de parede. Não precisam de irrigação nem de iluminação natural, logo, podem ser aplicadas a qualquer ambiente. 


 


Nós do Grupo Le Nôtre, buscando tornar a parede verde artificial o mais natural possível, aplicamos nossos conhecimentos técnicos de agronomia em relação as vegetações naturais na hora da escolha das vegetações artificiais. Dessa forma conseguimos montar composições artificiais que não denunciam a falsidade da vegetação, através do uso de plantas que sobreviveriam naquele local e condição caso fossem naturais. Caso contrário, qualquer pessoa que possua um pouco de conhecimento sobre paisagismo, logo percebe a falta de coerência e conclui com certeza que é uma parede verde artificial. Não é o que queremos, certo?!

GALERIA DE IMAGENS





Compartilhe



VOLTAR



















Ficou interessado
em nossos projetos?

Cadastre suas informações que em breve entraremos em contato.