FALE CONOSCO




BLOG

Aprenda com nossos especialistas


Problemas no sistema de irrigação? Podemos te ajudar!

Problemas no sistema de irrigação? Podemos te ajudar!

Sistemas de irrigação subterrâneos para gramados e paisagismo podem parecer complexos, mas seus princípios são simples. É importante entender o funcionamento desse tipo de sistema para solucionar problemas que possam surgir. Geralmente, proprietários conseguem realizar os consertos por conta própria, porém é importante identificar as causas do problema com precisão para evitar danos maiores.



Como funcionam os sistemas de irrigação de gramado


Os sistemas de irrigação consistem em vários componentes principais, incluindo um tubo de abastecimento de água da fonte principal que passa por uma caixa de válvulas solenoides ao nível do solo. Essa caixa divide a água em zonas de irrigação subterrâneas controladas por suas próprias válvulas de zona, cada uma controlada por um controlador eletrônico que determina o tempo e a duração da rega. As próprias válvulas têm um diafragma que controla o fluxo de água, aberto ou fechado por um pistão de metal com mola, controlado por uma solenoide. Os aspersores, responsáveis por distribuir a água no gramado, são alimentados por tubos de PVC subterrâneos conectados às válvulas.


Os problemas mais comuns que podem ocorrer incluem aspersores individuais que não funcionam, baixa pressão de água nos aspersores, setores de irrigação que não ligam, vazamento em torno de uma válvula solenoide e vazamento no aspersor mais distante da válvula. As ferramentas necessárias para realizar a manutenção incluem chaves de fenda, multímetro, pá e enxada.



Para solucionar os problemas, é necessário observar cuidadosamente os sintomas e identificar a causa raiz do problema. Uma vez que a causa seja identificada, pode-se buscar instruções específicas no site do fabricante ou no manual de instruções. É comum que danos nas cabeças dos aspersores aconteçam por estarem muito altos e serem atropelados por cortadores de grama ou carros. Para solucionar esse problema, pode-se limpar a cabeça do aspersor de quaisquer detritos e redefinir seu padrão de pulverização ou substituir a cabeça por uma nova.




Quando ocorre baixa pressão de água, pode ser que haja vazamento na tubulação de água ou que a linha de irrigação esteja comprimida por raízes de árvores. Se não houver um vazamento óbvio, é necessário investigar se há raízes próximas à linha de irrigação. Em ambos os casos, é necessário cavar e consertar a linha de água. É importante lembrar que, em caso de dúvida, é sempre recomendável consultar um técnico especializado em sistemas de irrigação de gramado e paisagismo.

GALERIA DE IMAGENS





Compartilhe



VOLTAR



















Ficou interessado
em nossos projetos?

Cadastre suas informações que em breve entraremos em contato.