FALE CONOSCO




BLOG

Aprenda com nossos especialistas


Qual o melhor horário para regar o seu jardim?

Qual o melhor horário para regar o seu jardim?

Caminhe pela sua vizinhança em um dia quente de verão e você verá muitas maneiras de regar as plantas. Alguns proprietários cansam o dedo de tanto usar a mangueira no final da jornada de trabalho, enquanto outros programam o sistema de irrigação automática para funcionar de madrugada por 15 minutos por dia; ainda, outros imaginam que as plantas vão se hidratar sempre que as crianças decidirem que é hora de brincar no jardim.


No entanto, planejar bem a hora da irrigação não só resultará em plantas mais saudáveis, mas também economizará na conta de água no fim do mês.



Regar pela manhã ou noite?

Muito se fala em regar de manhã em comparação com regar à noite. Que horas é melhor? A resposta é: depende. Em geral, é aconselhável administrar água de um irrigador elevado, como um aspersor pela manhã. Isso permite que a folhagem seque rapidamente durante a manhã, impedindo que os esporos dos fungos ataquem as folhas.


No entanto, nem todo mundo tem tempo para ficar no quintal às 6 da manhã entre levar o cachorro para passear e levar as crianças para a creche. Se a noite for a sua hora de jardinagem, não há problema em hidratar as suas plantas essa hora.


No entanto, tome cuidado para aplicar água diretamente onde a planta precisa, nas raízes, caso aplique água diretamente sobre as folhas no período da noite, as mesmas ficaram molhadas durante um longo tempo, facilitando o ataque de fungos!


Idealmente, utilize um sistema de gotejamento nessas plantas, onde o volume de água é preciso para a necessidade das plantas e eficiente por ser direto nas raízes.


 


Regar durante horários de sol à pico

Não é recomendado regar as plantas entre as 10:30 e as 15:30 no verão devido a eficiência da aplicação de água nesses horários. Afinal, são os momentos em que o dia esta mais quente, com isso, grande parte da água que você aplicar no seu jardim será rapidamente evaporada, e não absorvida pelas raízes das plantas!


Como lidar com plantas murchas

Ver seu hibisco favorito caindo em um dia quente pode ser como um alarme disparando em seu corpo. O murchamento faz com que as plantas pareçam estar à beira da morte e, em alguns casos, podem estar. No entanto, outras coisas podem causar o murchamento nas plantas, incluindo problemas de pragas e doenças e até mesmo o excesso de água.


Além disso, as plantas podem murchar em um dia quente como forma de se proteger da temperatura, mas voltam a seu aspecto normal quando o dia esfria um pouco. Você pode verificar novamente suas plantas ao anoitecer e determinar se o murchamento foi devido ao estresse térmico. Com o tempo, você conhecerá suas plantas e reconhecerá aquelas que respondem às ondas de calor dessa maneira.


 


Plantas anuais e perenes

Saber se suas plantas são anuais ou perenes é um fator chave para decidir quando regar as plantas durante uma onda de calor.


As plantas anuais são plantas que terminam todo o seu ciclo de vida em uma estação de cultivo. Isso inclui os favoritos do jardim, como margaridas, impatiens e pelargoniums. Essas plantas têm sistemas de raízes muito rasos e sofrerão quando os primeiros centímetros do solo secarem no verão. Você deve regá-las com frequência até mesmo diariamente!


As plantas perenes têm sistemas de raízes mais profundos que lhes permitem sobreviver a períodos de seca de uma estação para a outra. Algumas plantas perenes, têm raízes principais que se estendem por muitos centímetros abaixo do solo, na verdade explorando as reservas de água durante os períodos sem chuva. A melhor época para regar as plantas perenes é uma ou duas vezes por semana, lenta e profundamente, para que a água não escorra antes de ter tempo de penetrar no solo.


Plantas de vaso
Quando se trata de plantas de vaso, a água funciona quase como fertilizante: as plantas bem irrigadas apresentam um crescimento exuberante, enquanto as plantas que estão apenas sobrevivendo na irrigação parecem atrofiadas e gastas. Durante o verão, as regras sobre quando regar são menos importantes para as plantas em vasos. A melhor hora para regar pode ser duas vezes ao dia, uma de manhã para dar um impulso às plantas antes que o sol comece a assar, e outra à noite para repor o que o dia levou.


Hortas vegetais
Não existem vegetais tolerantes à seca extrema. Negligenciar a irrigação de sua horta vai causar queda de flores, retardo de vegetais ou mesmo morte de plantas. Plantas vegetais que precisam de água extra durante as ondas de calor incluem couve-flor, salsinha, pepino, pimentão, rabanete e abóbora. Essas plantas exigem solo úmido consistentemente para produzir a melhor safra. Use irrigação por gotejamento ou mini aspersores para horta.


Árvores e arbustos
Não se iluda pensando que uma chuva passageira deu às suas árvores e arbustos uma quantidade adequada de água: quando se trata de plantas de vida longa como essas, você deve regar profundamente para estimular um sistema radicular saudável. Às vezes, a melhor hora para regar suas árvores e arbustos é logo após uma chuva leve, para pegar carona na umidade do solo e levá-la a níveis mais profundos. A hora do dia não é tão importante para conseguir uma imersão completa. Coloque uma mangueira na base do arbusto ou árvore e deixe-a correr até que os primeiros 20 centímetros do solo estejam úmidos. Regue as vegetações recém-plantadas pelo menos duas vezes por dia durante as ondas de calor, pois seus sistemas de raízes são pequenos e ainda estão em desenvolvimento.



Entre em contato conosco e vamos conversar sobre o seu novo sistema de irrigação automática, um bom planejamento faz com que a água seja utilizada de forma consciente, cuidando do nosso planeta!
Conte com especialistas no planejamento do seu jardim, o Grupo Le Nôtre projeta e executa toda a sua área externa.



 

GALERIA DE IMAGENS





Compartilhe



VOLTAR



















Ficou interessado
em nossos projetos?

Cadastre suas informações que em breve entraremos em contato.